Tricia Penna
Sou Tricia Penna, artista plástica por sangue e por formação, sou arteterapeuta por vocação e formação e arte educadora por paixão e profissão. Atuo nessas áreas e a interligação delas me mantém criativa e inovadora. Desde 1984, os pincéis e as tintas estavam presentes no meu cotidiano, pintando e expondo meus trabalhos na Praça da República e na Praça do Embú das Artes até 1993.
Em 1995, a paixão pela arte-educação fez nascer a Pacearte Studio, um lugar feito para se viver arte, um ambiente acolhedor onde a liberdade de expressão é a força motriz. Espaço onde a história da arte e as técnicas plásticas caminham lado a lado para o desenvolvimento artístico e pessoal de cada aluno, fazendo fluir o autoconhecimento.
A Pacearte produziu inúmeras exposições dos alunos e de novos artistas. A expressão na arte é uma “artestesia” única, impactante e transformadora, eu queria ir mais fundo. Foi quando encontrei na psicologia e na arte uma fusão: a arteterapia, uma disciplina híbrida que possibilita trazer à vivência humana qualidade de vida, cuidado com a saúde mental e possibilidade de cura interior. De forma leve e acolhedora, não julgadora mas que abre espaço no coração e na mente para aceitação e ressignificação frente as dores da vida.
Há cerca de quatro anos, a Pacearte se transformou junto comigo. Hoje faço atendimentos online e presencial a clientes individuais e em grupos com arteterapia no tratamento de ansiedade, traumas, ostomizados buscando auto aceitação corporal, depressivos, enlutados, autistas, pessoas em busca de autoconhecimento em jornadas internas terapêuticas e grupos de estudantes de arteterapia ( projeto do Instituto Freedom de Atendimento Social). Os cursos de arte continuam sendo ministrados também para crianças, adolescentes e adultos.
- Bacharel em escultura e gravura, com especialização em pintura pela FEBASP, 1989
- Pós Graduação em Arteterapia pela FAVI de Curitiba, 2020
- Pós Graduanda em Neurociencia do Comportamento na PUCRS,2022
- Especialização em Trauma Informed, Descortinando o Trauma com a psicóloga Ediane Ribeiro, 2022